27 de mar. de 2010

Circo no fórum

Realmente assustador. Foi essa minha sensação ontem ao ver imagens da frente do fórum de Santana. Desde segunda feira se formou o circo, mas a coisa piorou conforme passaram-se os dias. Cartazes, placas, fantasias, manifestações verbais, discussões, ânimos alterados, opiniões sem sentido na frente das câmeras (alô mamãe! olha eu aqui...), culminando com fogos de artifício, gritos e agressão ao veículo que conduzia os réus.
Assustador.
E me faz refletir o quanto o ser humano continua o mesmo em sua essência ao longo da história.
A turba alterada em nada se diferenciava das imagens descritas de julgamentos medievais de mulheres ditas feiticeiras, hereges, bruxos e outros afins. Ou da descrição do julgamento de Cristo, quando Pilatos os questiona a quem crucificar.
Longe de comparar os protagonistas desta ou daquelas cenas. Mas a reação do povo agrupado e alterado, sem racionalidade nenhuma, apenas movido pela emoção, é a mesma. E perigosa. Porque é inconsequente. E o povo reunido assim não tem noção da força que tem.
Será por isso que quando o mesmo povo se reune prá reinvindicar salários e condições de trabalho, os governantes lhe oferecem jatos d´água, bombas de gás, cães e cavalarias? Será, será...?
E por que será que deixam o mesmo povo se manifestar assim na frente de uma casa onde se busca o máximo de lógica, coerência, ciência, para que não se cometam injustiças? Não tenho a resposta.
Mas esse foi um espetáculo de circo.
Está aberta a sessão respeitável público.

Um comentário:

pedro geraldo disse...

Meus vizinhos em dias de jogos saem as sacadas e xingam os vizinhos que torcem para times que estão sendo derrotadas. e soltam vários palavrões.
Acabei Há pouco de ouvir alguns gritos, achei até que fosse algum jogo noturno. Mas a Teca me avisou que pelo que ela entendeu, eram vizinhos comemorando resultado de paredão de BBB.
Isto que soube há pouco e as imagens do Forum, teem a mesma raiz. e a mesma falta do que fazer. queria mesmo, que as pessoas gritassem por justiça quando fosse realmente necessário, e saissem em muitas sacadas poor conta de outras votações. Mas eu acho, que não tem mais jeito infelizmente, cada dia me decepciono com o ser humano. Brigando por bobagens e exigindo menos de si mesmo e dos outros.
Lamentável.

Abraços

Ah, adorei o texto do futebol. era um provocação.Mas quem mandou mexer com uma filha da PUC, rs. E vou guardar nos próximos jogos do todo poderoso, um lugar para você no meio da Gaviões, porque tenho certeza que você será uma boa companhia. Obrigado.

Beijos.