31 de ago. de 2009

Mulheres e decepções

Depois que a Baby virou do Brasil e virou evangélica, depois que a Soninha, que se dizia de esquerda passou a fazer parte da curriola do Serra e agora que a Marina virou PV, vejo que não dá mesmo prá acreditar que esse pais tem alguma coerencia... Ao menos nas mulheres, sempre mais objetivas que os homens, menos mentirosas e menos dissimuladas, eu tinha esperança. Me engano. Dá na cara prá todos, a jogada de colocar a Marina no páreo prá tirar a Dilma da evidência. Sei que algumas pessoas que leem esse espaço vão dizer que não tem mais jeito... Que o Serra é a salvação... Pelo amor de Deus(Ele que me desculpe colocá-Lo nessa discussão tão mundana...). Quem acredita mesmo que aquela pessoa(ic) vai melhorar alguma coisa por aqui? ... Prá quem tá na dúvida, é só tentar se consultar em um hospital estadual. Alguém se habilita? Ou vai colocar seu filho em uma escola do estado (aquelas trancadas por cadeados pros alunos não fugirem? Alguém já usou dos serviços de segurança pública? Me deculpem. Talvez só com a revolução mesmo...

21 de ago. de 2009

Novas

Estamos terminando o livro. Está ficando lindo.
Descobri que é muito trabalhosa a arte da transcrição de entrevistas, mas também que ouvir essas histórias é muito prazeiroso. Tenho muita pena de não ter descoberto isso antes de Deus chamar meus avós, que tinham muitos causos ótimos de ouvir.
Mesmo assim, nunca é tarde.
Ainda faço isso com meus pais e tios e todo mundo que tem histórias prá contar.
O que foi feito de bom não pode ser desperdiçado.
Memória é tesouro prá ser guardado.
E assim que tiver oportunidade, publicamos tudo.
Divertido.

13 de ago. de 2009

Mais um ilustre muito picareta

Não dava prá deixar de publicar... ic.

12 de ago. de 2009

A gripe

Todos estão apreensivos e atentos a nova gripe. Já recebi milhares de e-mails com informações e dicas de como lidar com a tal e proteger-se e aos seus e etc. Claro, todos realmente bem intencionados e as orientações devem mesmo serem seguidas. Só que até agora, não ouvi órgão de imprensa nenhum falar das providências de fiscalização e controle de higiene, saneamento e etc. de frigoríficos, criadouros, chiqueiros, currais, matadouros, que existem aos montes Brasil afora. Alguns devem estar pensando que a vigilância sanitária deve cumprir esse papel. Espero que sim, mas acho que isso acaba acontecendo em empresas legalizadas e médias ou grandes, que tem uma situação regular. Já fui para oa nordeste. Não o nordeste turístico. Aquele que só aparece em filme de arte brasileiro, ou documentário da TV paga... Aquele nordeste que tem feira livre uma vez por semana e que vende de tudo o que se imagina, porque naqueles locais não se têm redes de distribuição de bens e produtos.São aquelas feiras onde você encontra cabeças de porcos e carnes de todo tipo de animais expostos às moscas e sem refrigeração. Aliás, nem sei se é preciso ir até o nordeste prá ver isso... De onde vem esses animais? Quem os cria? Epidemia? Será de gripe ou de ignorância?

9 de ago. de 2009

Ilustres Picaretas II (Homenagem a Odorico Paraguaçú)

E o discurso começou...
"Nobre colega, Sei de coisas suas que deixariam Lady Godiva vermelha e Lord Macbeth com vergonha! (afinal devem ser citados clássicos para não mostrar que ele passou porque o pai dele era amigo do diretor da escola...)
Sua ecelência (a secretária era sua colega de classe e passou de ano do mesmo jeito) tem complexo de minoria porque a maioria dos seus capangas foi trabalhar para seu adversário, depois daquela grave greve por reivindicação salarial. E aquele escândalo onde descobriram que o presidente do sindicato dos lobistas era laranja daquela negociação que sua exxcelênsia bem sabe e que não deu certo por que o lobista não conhecia o tio do namorado daquele seu assscessor (na dúvida é melhor colocar todos os ss e ccc melhor sobrar que faltar...questão de filosofia.).
O povo, (quem???) sabe que abracei vossa senhoria por que estavam fotografando e na fotografia não aparece nem o nome de seus financiadores de campanha, nem seu mau alito (com ´a´ mesmo.). E depois, quem vai lembrar daqui a uns anos, que aquele projeto importante não foi nunca votado. O povo sabe que eu dei muitas dentaduras que agora não posso dar, tudo por causa daquela lei sem razão que a oposição oposicionista resolveu aprovar. E é por isso que eu resolvi doar meu patrimônio. Hoje mesmo minha dignissima esposa está fazendo um saquinho com aquelas bolsas Chanel que sairam da moda e que ela comprou na última viagem que pegamos carona com o projeto x que estávamos avaliando e vai dar pro jardineiro do palácio.
Sua eselençia não pode faltar com o decoro e xingar minha mãe, colega de casa, minha axcesssora parlamentar. Afinal ela joga truco com a sua, ali na sala ao lado.
Tenho dito."

Paizão

Pais são sempre primeiro amor de todas as meninas.
Com o meu não seria diferente... Além do mais, sendo a pessoa que ele é.
Sempre elegante com aqueles ternos e gravatas, cheiroso e aprumado por causa do trabalho, a menina ficava ao seu lado assistindo a tudo e levando de vez em quando borrifadas de água com a mão, divertidíssimas! Aprendeu até a dar nó na gravata. Muito útil para os dias de casamento, hoje em dia...
Aprendeu tanta coisa... A ser tranquila mesmo em tempos de crise (ao menos tentar não demonstrar desespero...) A amar o conhecimento e os livros, a filosofia, a entender economia, a apreciar a boa mesa e a qualidade do que escolhe. A ser honesta e justa, a não ter preconceito, ser gentil e encarar a vida com leveza e alegria.
E a ter visão crítica, o que aliás, resultou em verdadeiros terremotos por discussão de idéias. Muita gente reclamou delas. Mas faria de novo. Tenho certeza que ele também.
A menina aprendeu também com erros, mas essa aprendizagem fica entre nós. E virando as páginas no tempo, que faz os enganos ficarem distantes e apagados, me orgulho de ser sua filha.
Um brinde ao Dia do Paizão, com um chopinho bem tirado, certo?
É claro, vários, muitos beijos e abraços bem aconchegantes.
E pode parar de chorar seu Rubinho.
Amo você