19 de fev. de 2010

Espaço público

Um dos objetivos desse blog é servir como espaço de reflexão, expressão de opinião e às vezes indignação.
Hoje é a vez da indignação.
Estava eu no trânsito voltando prá casa depois de deixar meus filhos na escola às 7:30 da manhã, quando o carro parou no farol. Distraida, olhei pro lado. Eis que me deparo com um imenso bilau de um jovem urinando no espaço público virado para o asfalto.
Alguns dirão: - Ora, isso é bem comum, acontece sempre...  E é. Mas algumas pessoas que fazem isso ao menos tentam se esconder um pouco, em arbustos ou locais mais escuros, até atrás de postes, como os cães... que é prá tentar não chocar tanto. Mas acontece que eu estava em plena Av. Brás Leme, espaço recentemente reurbanizado, com pistas para caminhadas e bicicletas, onde babás levam seu bebês para passear. 
O indivíduo estava virado para o trânsito ao espaço aberto e nem ai prá ninguém. Até pode-se perdoar homens sem-teto e sem opção de educação, que fazem esse tipo de "atividade"... O garoto em questão não aparentava nenhum distúrbio. Era um sujeito comum, e mesmo sendo uma visão rápida (é claro que ninguém encara uma situação dessas por mais de 2 segundos) pude perceber que devia estar indo trabalhar, ou estudar. Bem natural e despreocupado, aliás, deve até ter dado a mão prá cumprimentar seus chegados logo em seguida. Imundice total. Descaso com o espaço público, inclusive dos governantes que ignoram esse comportamento, que infelizmente é encarado como parte da paisagem...
Parece que mais pessoas compartilham dela (a indignação) tanto que esse ato até virou lei em alguns lugares mais civilizados. Aqui, nem sei se é ou não lei.  Fato é que nunca vi ninguém preso ou sequer repreendido por isso.
Fiquei pensando se eu, mulher, iria presa por atentado ao decoro público se resolvesse me aliviar onde me aprouvesse.... Quase certeza que sim.
E mais certeza ainda eu tenho, que o espaço público é de ninguém, por isso, desprezado por todos. Todos mesmo. Vale lembrar das reclamações em relação ao lixo e suas consequências quando das enchentes.
Feminismo? Machismo? Moralismo? Saúde Pública? Respeito? Façam seus lances...
É isso ai.

Nenhum comentário: